Início
Institucional
Mesa Diretora
Bancadas Parlamentares
Blocos Parlamentares
Comissões
Frentes
Parlamentares
Audiências Públicas
Documentos Administrativos
Pesquisar Documentos Administrativos
Atividade Legislativa
Matérias Legislativas
Pautas das Sessões
Relatórios
Sessões Plenárias
Normas Jurídicas
Pesquisar Normas Jurídicas
Câmara Municipal de Santana
Sistema de Apoio ao Processo Legislativo
Abertura
Dados Básicos
Mesa
Presença
Ausência
Explicações Pessoais
Ocorrências da Sessão
Considerações Finais
Retirada de Pauta
Expedientes
Correspondências
Expediente Diversos
Matérias do Expediente
Oradores do Expediente
Ordem do Dia
Matérias da Ordem do Dia
Presença na Ordem do Dia
Oradores da Ordem do Dia
Resumo
Resumo
Expediente Diversos
(58ª Sessão Ordinária da 4ª Sessão Legislativa da 9ª Legislatura)
1. PEQUENO EXPEDIENTE (1º Secretário – Art. 92, do Regimento Interno)
<p style="text-align: justify;">Na data e horário mencionados acima, o Presidente da Sessão, Vereador Josivaldo Abrantes, deu início à Sessão Ordinária. Feita a verificação de quórum, 09 Vereadores presentes. Com quórum suficiente, a Ata da 57ª Sessão Ordinária realizada em 26 de novembro de 2024 foi colocada em discussão e votação, que não havendo objeção a ata estava aprovada. O Secretário da Sessão, Vereador Adelson de Rocha então prosseguiu com a leitura das matérias do Pequeno Expediente. Encerrado seguiu para o grande expediente.</p>
2. GRANDE EXPEDIENTE (ART. 94, do Regimento Interno) - 90 MINUTOS
<p style="text-align: justify;">Iniciado o grande expediente;</p> <p style="text-align: justify;">Foi cedido tempo ao Presidente do Instituto Municipal de Previdência de Santana(SANPREV), Ruzo de Jesus Pontes da Silva: </p> <p style="text-align: justify;">Iniciou sua fala destacando a importância das inovações adotadas pela gestão, com foco na transparência e responsabilidade fiscal. Ele mencionou a implementação da Gestão de Ativos e Passivos (GAP), uma prática inovadora que permite um diagnóstico mais preciso da situação financeira da previdência, facilitando o planejamento para o futuro.</p> <p style="text-align: justify;">Foi destacado que, após a adoção de medidas de governança e melhorias na gestão, a previdência municipal saiu de um déficit financeiro e passou a ter segurança para garantir o pagamento dos benefícios por um período de até cinco anos. Com essas medidas, a arrecadação foi significativamente aumentada, passando de 17 milhões em 2021 para 91 milhões em 2023.</p> <p style="text-align: justify;">O responsável também mencionou o trabalho de transparência realizado pela equipe, com a disponibilização dos dados no portal da transparência, onde 90% das informações obrigatórias já foram publicadas. Ele ressaltou que a gestão está comprometida com a prestação de contas e a responsabilidade fiscal, com auditorias internas e externas e acompanhamento constante por órgãos como o Ministério da Previdência e o Tribunal de Contas.</p> <p style="text-align: justify;">Além disso, enfatizou que, apesar dos desafios, a gestão tem mostrado resultados positivos, com rendimentos acumulados de 13 milhões em 2023. O presidente também destacou a importância do trabalho em equipe e da capacitação contínua para manter a sustentabilidade do regime previdenciário no município.</p> <p style="text-align: justify;">encerrado o grande expediente seguiu para o prolongamento.</p> <p> </p> <p> </p>
3. PROLONGAMENTO DO EXPEDIENTE (Art. 99, do Regimento Interno) – 30 MINUTOS.
<p>Iniciado o prolongamento do expediente; registrado a presença da vereadora Helena Lima. A leitura das matérias com apenas o número e autor. Materias Lidas pelo Primeiro Secretário Adelson de Rocha. Matérias Aprovadas por unanimidade em bloco. Encerrado e seguindo para Ordem do Dia.</p>